quarta-feira, 15 de junho de 2011

Acer Tridente

Começo a postar aqui fotos de uma acer tridente que cultivo desde 2005, inicialmente ele foi podado e plantado em um escorredor de macarrão. Nota-se que o amadorismo é total:

















Após a poda realizada foi escolhido entre as inúmeras brotações um galho que foi deixado crescer livremente por 2 anos, tal galho é chamado de galho de sacrifício pois o deixamos crescer para que engrosse o tronco e depois o podamos. Aqui vemos o galho já se desenvolvendo em 2006:


























Em 2007 foi realizada uma nova poda radical, sendo escolhido novamente um galho para que crescesse livremente por mais dois anos. Infelizmente não tirei fotos nesse ano.

Aqui é possívem ver a planta já com o novo galho de sacrífico bem desenvolvido, e com as marcas das cicatrizes resultantes do constante processo de poda, em 2008:

























Podemos observar nessa foto como o acer fecha rapidamente a cicatriz da poda realizada em 2007:






























Em 2009 foi realizada uma nova poda radical, e após novamente deixado crescer um galho de sacrifício. Podemos ver que nesse ano se iniciou o trabalho com o primeiro galho da planta:





















Em 2010 infelizmente não foram tiradas fotos de acer.

Em 2011 podemos ver que estamos chegando ao final do trabalho com esse acer tridente:



























Em julho ou agosto vou realizar uma nova poda radical, trabalhando a partir de agora não mais com a formação do tronco e sim com a formação de galhos e a ramificação dos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário